MAPEAMENTO
CORPORAL

Consiste no registro fotográfico panorâmico e dermatoscópico da superfície e avaliação das lesões cutâneas suspeitas (pintas e sinais na pele). Permite avaliar o surgimento de novas lesões, assim como controlar a evolução dos sinais pré- existentes, evitando intervenções cirúrgicas desnecessárias sem abrir mão

da segurança e da saúde.

POR QUE FAZER O MAPEAMENTO CORPORAL TOTAL COM FOTOFINDER?

O Mapeamento Corporal Total é um exame que consiste na realização de imagens corporais totais com uma câmera de alta resolução, e é indicado para pacientes com múltiplas pintas e sinais que precisam ser acompanhados.

 

Após estes registro, é feita a Dermatoscopia das pintas e sinais atípicos com aumento óptico variável entre 20 e 120 vezes, que permite a visualização de estruturas que levam ao diagnóstico de câncer de pele.
 

Os sinais registrados são comparados nos exames subsequentes e analisados para o risco de malignidade. Mesmo mudanças discretas podem ser detectadas com esse procedimento, auxiliando no diagnóstico de lesões ainda muitos pequenas, assim como evitando cirurgias desnecessárias. Somente com a ajuda de um sistema de follow-up computadorizado, essas modificações podem ser precocemente observadas, como acontece com o uso do Fotofinder.

PRINCIPAIS
INDICAÇÕES

Detecção precoce do melanoma e outros cânceres de pele (Carcinoma basocelular e espinocelular)
 

Permitir o diagnóstico diferencial com lesões benignas da pele, como as ceratoses seborreica e actínica, nevos melanocíticos (pintas ou sinais) e melanose solar.
 

Acompanhamento periódico de lesões de pele suspeitas de malignidade em pacientes com múltiplos nevos, evitando assim biópsias desnecessárias.

QUEM DEVE
FAZER O EXAME?

Pacientes com múltiplos nevos (pintas ou sinais);
 

Pacientes com história familiar ou pessoal de melanoma;
 

Pacientes com história de exposição solar exagerada sem proteção.