Buscar
  • Clínica

Rosácea

Atualizado: 8 de Jul de 2019



Você enrubesce facilmente? Quando você se olha no espelho, vê vermelhidão no centro do seu rosto? Você também vê acne mesmo depois da fase de adolescência ter passado há anos? Onde é avermelhado, você observa pequenos vasos? Você pode ter rosácea. Sinais comuns e sintomas incluem: – vermelhidão no nariz e bochechas, que podem se espalhar para o queixo, testa ou orelhas, e tendem a piorar após ingestão de bebidas alcoólicas ou exposição ao calor – acne – pele oleosa – a pele fica dolorida e é facilmente irritada por cosméticos em geral – vasos finos e avermelhados – olhos secos e irritados – sensação de areia nos olhos

Para algumas pessoas, a rosácea se torna mais notável com o tempo e a vermelhidão pode se tornar permanente. A pele está geralmente quente e pode ficar tão sensível que o simples toque da água causa queimação e sensação de picadas.

Algumas pessoas, na maioria das vezes os homens, observam o espessamento da pele afetada. Isso é causado pelo aumento de glândulas sebáceas na pele, principalmente na região do nariz, é o conhecido rinofima. Trata-se de uma condição comum da pele e pode acometer pessoas de todas as raças e idades. Você tem uma boa chance de desenvolver rosácea se: – tem entre 30 e 50 anos – tem pele clara, cabelo loiro e olhos azuis – é uma mulher passando pela menopausa




Uma pesquisa recente mostra que a rosácea tem tendências de ser passada de geração em geração, ou seja, se você tem familiares com rosácea, você tem grande chance de obtê-la.

O tratamento ajuda muito no desconforto: Controlando a vermelhidão, a acne e a diminuir os vasos. Até mesmo a pele que já está espessada pode ser tratada. Muitas pessoas que tratam a doença dizem que o tratamento melhora sua qualidade de vida, e impedem o agravamento da rosácea. A acne pode ser tratada com medicamentos aplicados na pele, e leva certo tempo até a melhora, em média 3 ou 4 semanas. Normalmente uma melhora notável é observada em torno de 2 meses após o início do tratamento. Em alguns casos é necessário um antibiótico oral, não descartando o uso de medicamentos tópicos. A luz intensa pulsada (M22) também pode ajudar muito na diminuição da vermelhidão. Para tratar a pele mais espessada o dermatologista pode remover o excesso de pele usando técnicas com bisturi, peeling ou laser.

Nos olhos – tratamento essencial: Quando a rosácea afeta seus olhos, o tratamento se torna essencial. Sem ele, a rosácea nos seus olhos pode piorar muito e em casos raros, pode causar problemas na visão.

Evite pioras: descobrir o que desencadeia a sua rosácea ajuda muito, assim você pode evitar sempre. Dicas: – exposição ao sol: sempre que possível usar barracas, só se expor nas horas apropriadas e diariamente usar filtro solar com no mínimo fator 30 de proteção. – comidas e bebidas: evite qualquer coisa que provoque o aumento de sua rosácea, como comidas picantes, bebidas quentes, cafeína e bebidas alcoólicas. – cuidados com a pele: evite friccionar e esfregar sua pele. Mantenha sua rotina de cuidados simples, evite cremes que contenham álcool. – spray de cabelo: se você usa o spray, proteja seu rosto, para que ele não irrite sua pele.

Falando com seu dermatologista: Dermatologistas podem efetivamente tratar rosácea. Não há correções rápidas, tratamentos levam tempo, mas melhoram a qualidade de vida do paciente. Converse com seu dermatologista e veja qual o melhor tratamento para você.

4 visualizações

Email: contato@alicebucard.com.br

Fone: (21) 2249-9796 • (21) 98491-3106

Rua Visconde de Pirajá, 595 sala 509

Ipanema • Rio de Janeiro • RJ

Entre em contato

Alice Buçard Clínica Dermatologica - 2019 Todos os direitos reservados

Logo Horizontal res.png