Email: contato@alicebucard.com.br

Fone: (21) 2249-9796 • (21) 98491-3106

Rua Visconde de Pirajá, 595 sala 509

Ipanema • Rio de Janeiro • RJ

Entre em contato

Alice Buçard Clínica Dermatologica - 2019 Todos os direitos reservados

Buscar
  • Clínica

CUIDADOS PESSOAIS: VAMOS CUIDAR DA SUA PELE NO VERÃO?

Vivemos em um país tropical e extremamente ensolarado, mas essa sorte nos traz também a necessidade de alguns cuidados especiais. Como sabemos, a exposição solar excessiva e sem proteção está associada não só ao aumento do risco de desenvolvimento dos diversos tumores de pele mas também ao envelhecimento e surgimento de manchas. Durante o mês de dezembro, é o mês da campanha nacional de prevenção do câncer de pele, o #DezembroLaranja, então vamos lá ter mais cuidados com nossa pele.


A PROTEÇÃO SOLAR É, NA VERDADE, UM CONJUNTO DE ATITUDES:

– Evite a exposição solar de 9 às 15 horas, período do dia com maior incidência da radiação ultravioleta B, aquela mais relacionada aos danos da pele relacionadas ao surgimento dos tumores.

– Além disso, use chapéu, camiseta com proteção UV e óculos escuros, que previnem a catarata, lembre-se que seus olhos sofrem assim como a pele. Mesmo na sombra, acredite, você não estará 100% protegido pois a reflexão da luz do sol na areia ou na água continua proporcionando uma exposição à radiação ultravioleta de até 30%.

– E claro, use filtro solar FPS 30 ou maior, mesmo nos dias nublados. O ideal é que a aplicação seja realizada pelo menos 30 min antes de se expor ao sol para que a pele o absorva e que seja reaplicado a cada duas horas ou após aquele belo mergulho refrescante ou mesmo se você transpira demais. Homens, não esqueçam de proteger o couro cabeludo e orelhas, são áreas frequentes de tumores de pele no sexo masculino.

Uma dúvida muito frequente é quando se usa um filtro FPS 60 por exemplo, se a proteção é tão maior assim. Sabemos que quanto maior o FPS do seu protetor solar, maior será o espectro de luz ao qual você está sendo protegido. Logo, filtros com maior FPS vão te proteger também contra a radiação ultravioleta A, luz visível e infravermelha, e a grande importância está na diminuição do envelhecimento da pele, assim como o surgimento de manchas relacionadas a estas fontes de luz. Pessoas de pele muito clara ou com melasma devem investir em protetores solares com alto FPS associados aos pigmentos, os famosos filtros com cor, que proporcionam também a proteção física extra pelos seus diferentes agentes protetores.


O câncer da pele é o tumor mais comum do ser humano, e no Brasil as estimativas do INCA em 2019 chega a 600 mil novos casos por ano. É um tumor curável se tratado precocemente e facilmente diagnosticável se avaliado por um dermatologista experiente. Porém, quando não tratado a tempo pode gerar uma ferida que nunca cicatriza, com invasão das estruturas mais profundas da pele como no caso dos carcinomas basocelular e espinocelular, podendo até mesmo gerar metástases em órgãos distantes como fígado, pulmão e cérebro como no caso do melanoma. Ou mesmo levar a morte.


Assim, devem ter especial atenção pessoas de pele e olhos claros, que sempre se queimam e nunca conseguem se bronzear, com muitas pintas e sardas, além de história familiar de câncer de pele. É muito importante lembrar que qualquer crescimento ou modificação na cor das pintas é um sinal de alerta e deve ser examinado por seu dermatologista.

A Dermatoscopia permite o exame detalhado da pele, com aumento das estruturas não visíveis ao olho nu e o acompanhamento das pintas e sinais, facilitando o diagnóstico precoce e o tratamento curativo dos cânceres da pele.


E lembre-se, seu corpo e sua pele irão agradecer a prática de hábitos diários saudáveis. Hidrate-se, aumente a ingestão de água, sucos de fruta e água de coco. Procure comer frutas e verduras de cor alaranjada ou vermelha, pois essas contém caratenóides, substância com alta ação antioxidante e que ajuda na prevenção dos danos que o sol causa a pele, assim cenoura, abóbora, mamão e beterraba, que são ótimos alimentos para essa época do ano e também ajudam a adiar os sinais do envelhecimento.

Evite o excesso de sabonete nos diversos banhos para se refrescar do calor. Todos os dias após o banho use uma boa loção hidratante e ajude manter a hidratação da sua pele. E nunca se esqueça do filtro solar…



7 visualizações
Logo Horizontal res.png