Buscar
  • Clínica

Dermatite Seborréica

A dermatite seborréica é uma doença comum da pele que causa vermelhidão e descamação, é facilmente tratada, porém, tende a ser crônica e recorrente. Na maioria das vezes surgem no couro cabeludo, nas laterais do nariz, sobrancelhas, orelhas, pálpebras e peito. Menos comumente no umbigo, nádegas, axilas e virilha.

Muitas vezes as pessoas usam os termos caspa, seborréia e dermatite seborréica para nomear a mesma coisa. Contudo, esses 3 termos se diferem.

Caspa causa a descamação do couro cabeludo, mas não a vermelhidão. Na seborréia a pele fica oleosa, principalmente no couro cabeludo e no rosto, mas não há vermelhidão ou descamação. Pessoas com seborréia podem desenvolver futuramente a dermatite seborréica, que causa vermelhidão, ardência e descamação.

Quem desenvolve dermatite seborréica? A doença afeta pessoas de todas as idades, embora ocorra mais em crianças e idosos. Na maioria das crianças a doença aparece no couro cabeludo. Não é contagiosa. Em algumas crianças a dermatite seborréica ocorre apenas na pele que está em contato com a fralda. Quando surge depois da infância tende a apresentar recidivas e pode ser muito duradoura. Em adolescentes e adultos, frequentemente ocorre primeiro no couro cabeludo, fazendo-o descamar. Idosos são mais propícios a apresentar dermatite seborréica, devido à ação do tempo na pele.





A dermatite seborréica é mais comum em: – pessoas que apresentam histórico familiar da doença – homens – pessoas com pele e cabelo oleosos – pessoas com acne – pessoas com HIV – alcoólatras – problemas alimentares e neurológicos – pessoas que vivem em lugares muito frios

Causas: O excesso de liberação de oleosidade na pele contribui para a dermatite seborréica. Esse excesso é uma fonte de alimento para a levedura (fungo) crescer, causando inflamações, irritações e descamações. Diagnósticos:Para a maioria dos pacientes não há necessidade de fazer exames de sangue ou de urina. Muito frequentemente o dermatologista pode diagnosticar a dermatite seborréica pela forma como a pele se apresenta e onde está presente no corpo. Raramente, pessoas com dermatite crônica que não respondem aos tratamentos podem precisar de exames complementares para concluir o diagnóstico, o que pode incluir uma biópsia da área acometida. Tratamento: Não há como prevenir ou curar a dermatite seborréica. Entretanto, a medicação adequada pode controlar a doença, juntamente com os cuidados diários da pele acometida. Shampoos suaves ajudam crianças, assim como loções de corticoide por tempo limitado e sob orientação médica. Adultos precisam usar shampoos adequados e medicamentos de uso local ou mesmo oral, que será prescrito pelo seu dermatologista de acordo com a gravidade e recorrência das lesões.

1 visualização

Email: contato@alicebucard.com.br

Fone: (21) 2249-9796 • (21) 98491-3106

Rua Visconde de Pirajá, 595 sala 509

Ipanema • Rio de Janeiro • RJ

Entre em contato

Alice Buçard Clínica Dermatologica - 2019 Todos os direitos reservados

Logo Horizontal res.png