Mapeamento corporal

Mapeamento corporal
Indicado para pacientes com múltiplas pintas e sinais

O Mapeamento Corporal Total é um exame que consiste na realização de imagens corporais totais com uma câmera de alta resolução, e é indicado para pacientes com múltiplas pintas e sinais que precisam ser acompanhados.

Após estes registro, é feita a Dermatoscopia das pintas e sinais atípicos com aumento óptico variável entre 20 e 120 vezes, que permite a visualização de estruturas que levam ao diagnóstico de câncer de pele.
Os sinais registrados são comparados nos exames subsequentes e analisados para o risco de malignidade. Mesmo mudanças discretas podem ser detectadas com esse procedimento, auxiliando no diagnóstico de lesões ainda muitos pequenas, assim como evitando cirurgias desnecessárias. Somente com a ajuda de um sistema de follow-up computadorizado, essas modificações podem ser precocemente observadas, como acontece com o uso do Fotofinder.

Principais Indicações

Detecção precoce do melanoma e outros cânceres de pele (Carcinoma basocelular e espinocelular)
Permitir o diagnóstico diferencial com lesões benignas da pele, como as ceratoses seborreica e actínica, nevos melanocíticos (pintas ou sinais) e melanose solar.
Acompanhamento periódico de lesões de pele suspeitas de malignidade em pacientes com múltiplos nevos, evitando assim biópsias desnecessárias.

Quem Deve Fazer o Exame?

- Pacientes com múltiplos nevos (pintas ou sinais);
- Pacientes com história familiar ou pessoal de melanoma;
- Pacientes com história de exposição solar exagerada sem proteção.